Pular para o conteúdo

Requisitos para o PIS

O Programa de Integração Social (PIS) é um programa criado pelo governo federal brasileiro com o objetivo de garantir renda mensal a trabalhadores formalizados. O pagamento do PIS é realizado todos os anos e é destinado a trabalhadores que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa.

Para ter direito ao pagamento do PIS, é necessário que o trabalhador tenha trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias no ano-base. O ano-base é o ano anterior ao ano em que o pagamento será realizado. Por exemplo, para o pagamento de 2021, o ano-base é 2020.

Além disso, é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos e que o seu salário seja de até dois salários mínimos. Também é necessário que o trabalhador tenha menos de 65 anos.

A renda mensal paga pelo programa é de 1 salário mínimo, e a data do pagamento do PIS varia de ano a ano, costuma ser no mês de julho. O pagamento é feito por meio de transferência bancária para a conta corrente do trabalhador, é necessário que o trabalhador esteja com a situação cadastral regularizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e no sistema do PIS.

O trabalhador pode consultar a situação do seu pagamento e verificar se está habilitado a receber o benefício, pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo para celular “CAIXA PIS”. Também é possível verificar pelo telefone, ligando para o número 0800 726 0207.

Em resumo, o PIS é um programa criado para garantir renda mensal a trabalhadores formalizados que se enquadrem nos critérios estabelecidos. É necessário ter trabalhado com carteira assinada, estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos, ter renda de até dois salários mínimos e ter menos de 65 anos. O pagamento é feito todos os anos e é destinado a trabalhadores que se encaixam nos critérios estabelecidos pelo programa.

Comentários

pt_BRPortuguese